Seguidores

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A VARGEM ENQUANTO MEMÓRIA

Autor: João Maria Ludugero

A Vargem, nosso antigo espaço de lazer, que representava a origem do nome da cidade, onde a gente se reunia para viver o dia-a-dia, viver em sociedade, em seu aspecto gregário e lúdico, está cada vez mais  cercada, invadida. Com isso, a cidade quase que perdeu aquela paisagem.

Que bom, que maravilha, que hoje outros espaços esportivos foram construídos no âmbito da Cidade.  Todavia, com a "quase" extinção da Vargem, houve uma quebra das antigas referências e assim se apaga os rastros de uma memória social construída na cena pública varzeana.

Eu gostava de observar a Vargem. Sempre achei aquele espaço acolhedor, bonito até quando tomado pela  enchente  do rio. Houve um certo descuido e abandono àquele espaço  natural. Não houve mais por que preservar a paisagem se os elementos que eram expostos não foram capazes de sugerir um laço com o passado, numa luta pela preservação da memória cujo resultado todos conhecemos, mas temos dificuldade de aceitar. A Vargem já não representa aquele espaço para aquela pelada de futebol e o desenvolvimento de outras atividades desportivas, foi invadida quase que totalmente por currais e cercas. 

É uma pena, pois centro dessa discussão, encontramos a memória varzeana. A memória enquanto um instrumento de preservação de um determinado espaço social. Esta sim, prevalecerá, pois não haverá de ser abandonada ou ameaçada de perder-se no tempo, uma vez que a Vargem foi um espaço de vivência de uma memória compartilhada por um determinado grupo social, cujos campos de significado podem ter uma localização espacial e temporal. Portanto, ao analisarmos a paisagem, não estamos fazendo aqui simplesmente uma avaliação de sua qualidade estética, mas levando-se em consideração as razões históricas, sociais, culturais e emocionais pertinentes

Hoje os dias são outros, nossa cidade de Várzea respira outros ares. Mas não custa deixar registrado que, neste caso, ações coletivas ou até mesmo reinvidicações individuais, teriam falado mais alto para a solução do problema se os principais interessados tivessem, à época, outra visão, com olhos voltados  para a preservação daquela área. Talvez uma manifestação popular tivesse surtido um grande efeito e gerado, como corolário, circunstâncias impedientes ou inibitórias como estratégia adequada a fim de salvaguardar nossa identidade construída a partir daquele lugar - a Vargem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário