Seguidores

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MEMÓRIAS DO MEU CORAÇÃO DE ESTUDANTE

Já se foi o tempo, nos idos das décadas de 70/80, a Cidade de Várzea não dispunha de estrutura nem de escolas para oferecer aos seus estudantes que quisessem cursar o ginasial e até o ensino médio, portanto, estes se dirigiam à vizinha cidade de Santo Antonio do Salto da Onça, onde eram submetidos a rigoroso processo de seleção/exame de admissão para ingresso no Ginásio Ana de Pontes, unidade de ensino que acolhia alunos de outros municípios da  região.

Eu bem sei, pois senti na carne as dificuldades daquela época, pois as estradas ainda não eram asfaltadas e o transporte era feito de forma precária, no princípio, em camioneta da prefeitura,  numa leva de mais de uma dúzia de alunos, que enfrentava a estrada, os atoleiros na época das chuvas, o desconforto, intempéries, dores nas costas e até indisposição para os estudos. Em seguida, com o aumento do número de estudantes, esse serviço passou a ser prestado por um caminhão, tipo pau-de-arara, coberto com lona,  no  qual os alunos se sentavam em bancos de tábuas, o que causava desconforto e insegurança e o risco  de acidentes era constante, apesar dos cuidados em colocar madeiras nas laterais. E por derradeiro, para a condução dos alunos foi contratado o serviço em ônibus da Viação Queiroz e Melo.

Devido a precariedade da estrada de chão, a gente chegava à escola depois de cerca de um tempo de viagem, já cansados, com o corpo doído, com dores nas costas, e com os nossos pais a esperar preocupados. Os pais ficavam apreensivos quando os filhos saíam nessa maratona  para a escola. Era o jeito deixar, mas ficavam rezando para que não acontecesse nada. Estávamos entregues nas mãos de Deus!

Exaustos, o rendimento de aprendizagem caía. Esse sacrifício prejudicava  a atenção dos estudantes, que, todos os dias faziam o percurso de Várzea para a escola em Santo Antonio, utilizando esses meios de transporte. Mas,com todas essas dificuldades, a gente ficava junto, dividindo o mesmo espaço, e até cantava em coro diversas músicas conhecidas e sucessos da MPB, só para o tempo passar e a vida continuar, sem esmorecer, sem deixar o sonho cair, uns dando força aos outros, para não deixar prejudicar o aprendizado.

Atualmente, vivemos uma nova realidade, tudo se tornou mais fácil, Várzea dispõe de boas escolas com  alunos matriculados nas redes municipal e estadual  de ensino compostas de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.  Quem sabe, em breve, também teremos no nosso município meios de educação superior, sem carecer de deixar a cidade para estudar fora?

Com todas as dificuldades, mesmo assim, a gente acreditava e partia pra luta, sem cruzar os braços, porque varzeano, desde cedo, aprende a exercer essa capacidade de acreditar na força dos sonhos... E, assim, não desistimos nunca, apesar dos fardos pesados e dos obstáculos que encontramos pelo caminho. Isso tudo só funciona como estímulo a nos impulsionar para a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário