Seguidores

domingo, 22 de fevereiro de 2015

EU A VARZEAMO! por João Maria Ludugero

 
 
 
 
 
EU A VARZEAMO!
por João Maria Ludugero


Eu a varzeamo pelas Formas puras
Não somente ao Vapor de Zuquinha
E ao estio a um só tempo comburente
Não só em suas vertentes searas
Do Gravatá, Umbu, Riacho do Mel,
Mas do rio Joca ao Itapacurá
Das pitombas, pimentas malaguestas,
Cajus, castanhas e tantas temperanças...

Do açude do Calango aos Seixos,
Dos Lajedos à Lagoa Comprida,
Dos potáveis Ariscos ao Gado Bravo
Dos Ariscos às Novas Esperanças
Do açude do Calango à Lagoa Comprida...
Eu a varzeamo da forma mais pura
Não na feroz armação do mundo
Em olhar feito convite e fumaça
Não entre as coivaras da roça
Que a leva às batidas do relógio
Da igreja-matriz de São Pedro Apóstolo,
Eu a reconheço em forma alvorecida
Quando o sol da manhã varzeana
Entra pela porta
E toca seu rosto
Tal uma plêndida carícia
Toco seu corpo animado,
Sem as patas do encosto
E seu pescoço emerge afoito
Dos lençóis brancos estendidos
Pelas cercas da singela seara
Dos Ariscos de Virgílio Pedro,
Ou entre favos do mais doce cajá-manga
Do Maracujá de dona Melizinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário