Seguidores

quarta-feira, 2 de março de 2011

QUERES VOAR COMIGO?


CHAGALL - O PASSEIO




















QUERES VOAR COMIGO?
Autor: João Maria Ludugero

Eu aprendi a voar,
Ou será que o voo
Já nasceu comigo?
De uma coisa eu sei:
Da coragem de voar
Nunca mais me esqueci.
Foi como andar de bicicleta
Pedalando lá no meu lugarejo,
Desenferrujando as catracas
Da máquina cinzenta,
Aprendi cedo a desopilar,
Botando a cabeça para pensar,
Descendo e subindo as ladeiras,
Atravessando as estradinhas de chão
Onde eu via o vento adiante me levar
Passando com tudo em cima do tempo
A dobrar a linha do horizonte,
No esplêndido voo da imaginação.
As nuvens no céu a passar devagar,
Riachos doces a seguir seus meandros
Sem pressa de chegar ao mar;
Peixes esvoaçantes fora do landuá,
Cavalos alados, bois e vacas voadoras
A obedecer ao toque do berrante instinto
E outras cantigas de tanger gado bravo
E outras canções de ninar sonhadores.
Pessoas a andar, andar a ensaiar o voo
E eu todo maravilhado com esta proeza.
Pode parecer estranho, mas consigo voar.
Não chega a ser miragem nem devaneio,  
Lá na minha Várzea a gente anda
E voa pelo interior a passeio, 
Como se estivesse dentro
De uma pintura de Chagall,
A voar na paisagem ao sol,
A caminhar pelo Vapor a fora,
De mãos dadas com as tintas de Deus,
A ver os gerânios a colorir as janelas
E os brincos de princesa nos alpendres
Das casas caiadas da minha Várzea,
Num voo pleno que nos leva, de súbito, 
Da vida simples às coisas belas. 

11 comentários:

  1. Bom dia Amigo

    E todos nós voamos com os pezinhos na terra.
    O que voa é o nosso olhar e o sonho que mora dentro de nós.
    E voamos quando queremos sonhar e quando queremos ver a beleza aqui ao nosso lado.
    O teu poema é um voo que nos faz sonhar.....

    ResponderExcluir
  2. Também quero embarcar nesse voo de sonho...
    Perfeito!!

    Abraço

    OA.S

    ResponderExcluir
  3. A imaginação nos leva looooooooooooooonge!Lindos voos!abraços,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi , João !

    Obrigada pelo convite , só assim pude conhecer
    seu espaço e suas belas poesias ... :)

    Adorei !!!
    Te Sigo com Alegria.


    Bjo e um Dia de Paz.

    ResponderExcluir
  5. Lindo textoo!!

    Gostei daquii, e ficareii!!

    Obrigada pela visita la no meu cantinho,
    sera sempre muito bem vindo :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Eu também quero voar,
    voar e alcançar os lugares mais escondidos de minha alma,
    voar e descobrir o que me faz sonhar que estou voando...
    bjus e boa tarde João

    ResponderExcluir
  7. Tu me fazes voar, nem preciso de convite!

    Fico num quadro iluminista, cheio de dourados de sol, cheio de ladrilhos de verde!!!

    Obrigada por tamanha beleza de presente!!!

    ^_^•

    ResponderExcluir
  8. Amore, num resisti e fiz uma homenagem aos teus comentaristas:

    http://kiroamiga.blogspot.com/2011/03/blog-ludugero-desde-que-me-entendo-por.html


    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  9. É isso que vc faz... Enriquece-me!!!

    http://kiroamiga.blogspot.com/p/meus-premios.html

    ^_^•

    ResponderExcluir
  10. Es precioso.
    Saludos.
    wwwavecesmehagocargo.blogspot.com

    ResponderExcluir