Seguidores

quinta-feira, 10 de março de 2011

VAMBORA, MENINO! (APRENDENDO A JOGAR NO CAMPO DA POESIA)


VAMBORA, MENINO!
(APRENDENDO A JOGAR
NO CAMPO DA POESIA)
Autor: João Maria Ludugero

Eu ainda novelo estando novelo
No ventre da minha mãe Maria
E acho até que já sentia,

Dava lá meus chutes, bulia
Corria, circulava poesia
Na minha veia, umbilicalmente.
Ao nascer com vida, chorei e sorri
Ao respirar, já havia poesia no ar,

Convidando-me ao porvir
Já me levando a sério:
- Venha, vambora menino!
Tirando-me para a dança das horas
Num choro num grito num compasso
Ao quebrar o silêncio do ter/ser.

Ninguém me contou.
Acho que foi assim, suponho.
Num instante de dor e encanto,
Tendo em vista a régua e o prumo 

Que a vida me deu desde cedo,
Que a lida não dá de cor e salteado,
Que a vida me dita esse certo equilíbrio

Pra sentir o doce do manjar, 
O sal, a gema e o frio da dor.
Em suma, nasci detentor dessa essência,
Aquela essência tão necessária aos sentidos
Quando as palavras se respiram, fundo
Como que a oxigenar a vida,  

Num sopro de silêncio e poesia,
Iniciada antes mesmo d'eu saber
Quem era, a que vim, quem poderia ser.
Cresci, observando a poesia ao meu redor.
Em quase tudo, até nas coisas simples.
Acerca de mim, nunca fui insosso,
Carrego sempre comigo um rascunho 

Um poema inacabado, recitado antes mesmo
De encetar o bolo da festa.
Só sei de uma coisa, de que 

Não abro mão nem arredo o pé:
Enquanto existir um verso que seja

Rasgando nas minhas veias essa verve,
Enquanto eu puder fazer poesia,
Enquanto meu coração aguentar,

De nada adianta prender meus dedos
Dilacerar minhas mãos ao finito aceno,
Nem pensar em me amordaçar. Esqueça!
Pois ainda será cedo para dizer adeus,

De tal sorte que nenhum nó sufocante
Vai me fazer soltar a alma.
Estou certo disso!

5 comentários:

  1. a poesia solta-se em cada palavra sua...

    Abraço

    OA.S

    ResponderExcluir
  2. A poesia e a arte nasce com as pessoas e se a trabalharem saíra perfeita e acolhedora.

    Muitos se esquecem das forças interiores que possuem para serem bons artistas, pintores, escritores, jardineiros, escultores de letras e obras finas e frescas que os mantem vivos e operantes.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, querido amigo João.

    Seu texto é lindo.
    O seu nascimento já foi uma linda poesia.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Então já nasceste poeta?
    Um dom de Deus!
    Nunca deixe de poetisar.
    bjus João

    ResponderExcluir