Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2011

CHUVA: LAVE-ME!












CHUVA: LAVE-ME!
Autor: João Maria Ludugero

Eu brinco com a chuva
Alcanço as nuvens,
Invento bichos nelas,
Viajo com eles
Provocando-as, 
Faço elas chover.
Eu brinco na rua
Pulo, deito e rolo
Nos dias de chuva,
Saio de casa sem guarda-chuva.
De qualquer sorte, de costume,
Iria mesmo esquecê-lo
Em qualquer lugar.
Se estou na chuva,
Permito-me molhar.
Sou à prova d'água, resistente,
Não fui feito de açúcar,
Mas deixo-me lavar.
Enfrento a enxurrada,
Eu me presto socorro,
Eu escorro, me levo.
Se escorrego no limo,
Solto palavrão, dou esporro,
Levanto-me depressa,
Arejo a cabeça, corro
Lavo-me da lama na chuva 
Não me prostro, isso não. 
Na embocadura do rio Joca,
No aguaceiro da lua cheia,
Eu faço ela toda se deitar,
Chover nos ladrilhos da minha rua
Que se chama São Pedro,
Toda prosa se derramar, nua
Derreter-se em  prata e poesia.
Ela me tira do terreno baldio
E sei que vou parar direto 
No brinco da  princesa,
Que brilha e me ilumina inteiro,
Sempre que me beija e não viro sapo.
Mas, se é o que me reserva o destino, 
Se se não me apresentam escapatória,
Se do final ao princípio tiver que ser isso,  
Virar pingente de lua, entrego-me.
Logo me penduro no pescoço de Lia,
Pérola que me retirou do ostracismo
A me ninar o sonho acordado,
Só pra valer literalmente o ditado:
Ele nasceu virado pra lua! E foi mesmo.
Sei dos meus valores de homem de chuva.
Sem aquelas acirradas estratégias,
Sem pensar nos extratos de bancos
Nem acumular preocupações com a bolsa.
Que venham cúmulos atemporais.
Não tenho medo de cirros,
Nem de estratos ou nimbos.

11 comentários:

  1. Esse sobrenome tem peso!
    a metereologia mais poetica que já li.
    Já sou fã :D

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente gostoso de ler

    http://escrevoparaviver.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E que gostosa que a chuva é! Então aqui no Nordeste nem se fala. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Completamente original! E daí? Adorei!
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente genial. Este poeta Joao Ludgero faz chover em verso e prosa! Adorei!!!!!!Muito bom mesmo. Acabei indo tomar banho de chuva,lavar a alma!!!!Irene Castro

    ResponderExcluir
  6. Ai que delicia de sonho, ser um pingente da Lua

    Sorte dela ter pra si, um poeta todo

    Degustação de amor gratuito

    Reciprocidade de desejos vadios

    e paisagens no café da manhã...

    ^_^•

    Lindo, Lud... Muito belo ♥

    ResponderExcluir
  7. Magnânime! Perfeito seu poema, adorei, mesmo! Leve como deveriam ser os poemas. Levitei!!!
    Gostaria de escrever assim, de uma forma que leva a gente junto com alma e tudo, pra cima, pro alto, num voo na chuva, numa dança sem fim.
    Super abraço.
    Voltarei mais vezes para te apreciar.
    Que momento de pura magia!
    Mariângela Torquato Bitencourt
    Natal - RN

    ResponderExcluir
  8. Já pendurei muitas luas no meu peito, mas nenhuma assim tão linda, molhada de chuva, prateada, intensa, de levar o coração da gente junto. Adorei. Queria poder pegar emprestado este poema para adornar a entrada do meu blog. Posso? Vou estampá-lo com luas e chuva de prata, quero abrir o site e ler este poema enluarado, mágico em sua originalidade. Amei de paixão! Tens uma linha de escrever que me sensibilzou muito, adorei achar e me achar em seu site, nos seus poemas que adentram a alma da gente de uma maneira muito bonita. Estou babando por teu blog. Nunca mais quero sair daqui. Hiper abraço carinhoso.
    Leide Machado Alves, Estudante de Psicologia.

    ResponderExcluir
  9. Brincar na chuva, nos seus poemas tudo é possivel, muito bom!

    Abraço
    OA.S

    ResponderExcluir
  10. Oi João.
    Gostei tanto do teu Blog aqui e de tuas poesias, que desde já te faço um convite. Gostaria de participar do meu Jardim? As tuas poesias têm cheiro de flor banhada de orvalho. Se aceitar mande-me teu e-mail que te envio o convite.
    Bjussss
    Sil

    ResponderExcluir
  11. Cheguei aqui, através do blog de uma amiga...adorei tua sensibilidade! bjs
    me faz uma visita!

    ResponderExcluir