Seguidores

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ofuscado (um amor de fusca)

autor: João Ludugero

um fusca colorex
quase naquela cor creme
de louça de ensopado 
da santa marina
cor de gema de ovo batido
cor de pirex antigo 
amarelo maduro curtido
que o tempo de uso
o fez ficar fosco fusca

percorri seu rastro, às claras,
com meu pálio azul marinho 
era quase escuro 
e ainda assim brusco
quase noite o segui
e morreu
de mansinho
ali ó, na beira do parque
onde crianças pulavam 
amarelinhas
e o tal carro cor 
de bago de jaca madura
ou seria de polpa de cupuaçu?

só sei que a tarde 
amena amarelou
como a minha cara
e a dos caras da rua
que ajudaram a empurrar o fusca
ali na via lateral do prédio 
da preferencial 
situado no Brasil XXI
e ó
pó pó pó
pegou no solavanco
aos trancos
e rumou direto ao eixo
monumental a caminho de casa

no longe o vi ainda a ofuscar
redondo e engrenado,
soltando fumaça e cheiro 
de gasolina
dentro dele uma boca sorridente,
além do buraco do tatu
no mormaço da tarde 
além das bocas sem dentes
dos túneis das tesourinhas
que cortam Brasília

daí não tive outra saída
encontrei-me ofuscado
e até hoje, confesso,
oh, meu Volkswagen,
não tenho medo da vida
de conduzir minha sina,
mesmo tendo o destino
que abrir meu coração

levá-lo-ei à oficina, sim,
para uma revisão de praxe
e ó, meu coração,
pó pó pó
assim bate ele, 
enquanto eu apanho, 
resignado
forte é o motor fiel 
condutor do meu peito  
apenas vai fazer uso
do martelinho 
de ouro...
estou pronto 
pra restauração
para mostrar 
a quem interessar possa 
que amo de paixão 
que vale a pena
acelerar esse amor
que dá rosto a essa busca

e mais aposto
que ele está longe 
de ser passageiro
de ser lusco-fusco impostor 
porque se aquele velho fusca falasse
todos saberiam 
de uma vez por todas
o quanto fui feliz
e ainda sou!

2 comentários:

  1. Caramba,caramba!!!
    Adorei seu blog,bem criativo,com sabor de psicodelismo sentimental...através dessas manifestação poeticas da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente.Arrasou...Abs, Matheus - Brasília.
    P.S: Eu tb tive um fusca amarelo! Aiás, guardo-o comigo lá no fundo do peito, pois me fez muito feliz!

    ResponderExcluir
  2. João Ludugero,
    you're very artistic.Congratulations, nice blog.Aha! gostei muito do blog e de suas ideias. entao, queria saber se poderia adicioná-lo ao meu singelo blog...
    Gostei do que li, não foi tudo, claro, mas já foi suficiente. Lindo fusca!
    Então,queria aderi-lo ao meu blog posso??
    Abração,
    CARLA REGINA - UnB

    ResponderExcluir