Seguidores

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Várzea - Rio Grande do Norte - Brasil

Várzea - Rio Grande do Norte - Brasil

Cidade da região Agreste Potiguar, microrregião do Agreste Potiguar. Foi desmembrada de Goianinha em 20/12/1959, está a 59m de altitude, 84 Km distante de Natal e em 2007 o IBGE estima sua população em 5.207 habitantes.

Mesorregião Agreste Potiguar
Microrregião Agreste Potiguar

Municípios limítrofes Ao norte: Jundiá. A leste: Espírito Santo. A oeste: Santo Antônio e Passagem. Ao sul: Nova Cruz

Distância até a capital 84 quilômetros

Características geográficas
Área 67,245 km²
População 5.207 hab. est. 2007
Densidade 77,43 hab./km²
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,695 PNUD/2001
PIB R$ 10.958.000,00 IBGE/2004
PIB per capita R$ 2.230,00 IBGE/2004

População

A população do município, segundo o Censo de 2007, realizado pelo Instituto Brasileiro de Estatística Geográfica – IBGE, é de 5.207 habitantes, depois da separação populacional resultante da criação (e instalação) do Município de Jundiá. Depois desse censo, não houve nenhuma outra contagem oficial da população no Município de Várzea. No entanto, vários órgãos públicos fazem estimativa da população atual, dentre eles, destacamos o próprio IBGE, que, nos anos seguintes, após o Censo, realizou estimativas oficiais. Isso aconteceu para que o Governo Federal desse direcionamento aos recursos reservados para os municípios. Ele estabeleceu critérios técnicos para implantação de programas voltados à população. Por exemplo: O PSF – Programa de Saúde da Família, que tem como critério, o número mínimo de 4500 habitantes para atendimento por equipes. Em Várzea, temos duas equipes do PSF, pois, como pôde-se ver, a nossa população é superior a 4500 habitantes.

O IBGE divulgou, em 8 de junho de 2007, estimativas populacionais de todo o Brasil. Esses dados, como bem ressalva o IBGE, devem ser usados somente em casos de extrema necessidade, apesar de serem divulgadas no Diário Oficial da União. Para o Município de Várzea, por exemplo, a população estimada foi de 5,207 habitantes, tomando como base o mês de maio/2007 em relação ao último Censo realizado em 2006. Tivemos, conseqüentemente, uma redução na população de aproximadamente 3,2%. Estes são os dados oficiais divulgados pelo referido instituto sobre o Nosso Município. Se é a realidade ou não, só a realização do próximo Censo irá esclarecer.

História

Em terras banhadas pelo Rio Jacu e pelo Riacho Várzea, começaram a surgir, no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimentos das atividades agrícolas e pecuárias no município-sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho. Essa busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início à exploração da área com a instalação de sítios, fazendas e moradias.

Era o início da comunidade de Várzea, fundada por Ângelo Bezerra, nascendo forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e pelo bom desempenho na pecuária. Durante toda a primeira metade do presente século, o povoado, pertencente ao município de Goianinha, manteve um crescimento gradativo, baseado nas atividades do campo.

Em 20 de dezembro de 1959, pela Lei número 2.586, Várzea desmembrou-se de Goianinha, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

O município de Várzea está localizado na Região Agreste do estado, a 84 quilômetros de distância da capital, com uma área de aproximadamente 67,3 km², onde nele residem 5.207 habitantes.

No aspecto cultural, Várzea dispõe do reforço da Biblioteca Pública Ângelo Bezerra, com um grande acervo de livros à disposição da comunidade. O artesanato local é voltado para a fabricação de bolsas e esteiras de agave.

As vaquejadas de Várzea são famosas em todo o estado, sempre congregando, no Parque Municipal São Pedro, uma vasta quantidade de praticantes vindos de vários estados do Brasil.

As manifestações populares de Bumba-meu-boi e Pastoril continuam presentes na vida da cidade, principalmente, no mês de agosto, quando é realizada a Semana da Cultura do município que, geralmente, ocorre na última semana do citado mês e reúne uma extensa programação cultural e esportiva. Convém ressaltar que tal festa dispõe de uma considerável estrutura montada (palco, som, luzes), na qual ocorrem diversas apresentações culturais, inclusive vindas de outros estados. Essa é uma das épocas em que a cidade mais recebe visitantes, o que a fez ser considerada, pela Fundação José Augusto, Capital da Cultura Potiguar.

No dia 29 de junho acontece a grande festa de São Pedro, padroeiro do município, com a realização de grandiosos eventos populares e uma intensa programação religiosa.

Lei de criação do município

No dia 29 de dezembro de 1959, o Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte trazia em sua oitava página a Lei Nº 2.586. De acordo com a Lei, defendida pelos Dep. João Aureliano de Lima e José Vasconcelos da Rocha na Assembléia Legislativa do Estado, estava criado o município de Várzea, desmembrando-se politicamente do município de Goianinha. O Texto a seguir é a íntegra da Ata da Instalação do Município de Várzea (Transcrita do documento original arquivado na Prefeitura Municipal):

"Aos treze dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e sessenta, no edifício provisório da Prefeitura Municipal, foi realizada a sessão solene de instalação do município de Várzea, criado por decreto nº 2586 de 20 de dezembro de 1959, a qual contou com a presença do Deputado Estadual José Rocha, do Exmº Sr. Adauto Ferreira da Rocha – Prefeito de Arês, do Pe. Armando de Paiva, Vigário da Paróquia de Goianinha e grande número de pessoas da localidade. Às 16:30 horas, teve início a sessão, falando o Deputado José Rocha, parabenizando o povo do município recém-criado, pela grande vitória obtida. Vários oradores foram ouvidos compartilhando do (....) acontecimento. Logo após, foi empossado do cargo de Prefeito do Município de Várzea o Exmº Sr. Pasqualino Gomes Teixeira, nomeado pelo decreto do Exmº Sr. Governador do Estado, de 29 de Dezembro de 1959. E para constar, eu Pedro Marinho Bezerra, lavrei a presente ata que vai por mim, secretário ad-hoc, assinada, autoridades e demais pessoas presentes. Várzea-RN, 13 de janeiro de 1960."

Primeiros moradores
Apesar de ter passado a condição de município apenas em 1959, Várzea já existia desde o século passado na condição de vila, pertencente ao município de Goianinha. Seus primeiros moradores foram os Senhores Minervino Bezerra, Genésio Coelho, José Anacleto, Ângelo Bezerra entre outros. Aqui chegando, atraído pela boa qualidade da terra, deram início as primeiras edificações do município. Em 1886 ergueram a Capela de São Pedro, cuja imagem foi adquirida em Portugal e se encontra até hoje na atual Igreja de São Pedro. Em 1930, Várzea já possuía em sua sede mais de 200 casas e, aproximadamente 3.000 habitantes, no povoado e ao redor, que, a principio, surgiu às margens do rio de nome Joca, afluente do Rio Jacu.

Geografia

VÁRZEA: Terrenos baixos e planos que margeiam os cursos d’água.
Com estas características de localização, fazendo jus ao nome, encontramos a sede do município. Localizado na Microrregião do Agreste Potiguar, dista sua sede a 84 km da capital (BR-101 Sul até Goianinha e, depois, à direita pela RN-003). Predomina o clima tropical chuvoso com verão seco, onde apresenta anualmente uma média chuvosa de 700 mm, e temperatura média de 27º C. Sua altitude média é de 59 metros acima do nível do mar. Sua potencialidade em termo de vazante e irrigação são muito pequenas, no entanto, a área do município, em quase sua totalidade, é agricultável e pode ser explorada.

Economia

Fazendas e sítios constituem sua subdivisão geográfica. Além da agricultura, a pecuária é outra fonte de renda importante da economia municipal. Na agricultura são exploradas, principalmente, as culturas de mandioca, milho, feijão, batata doce, coco baía, cana-de-açúcar, manga, caju, entre outras fruteiras. Na pecuária, é predominante a criação de bovino misto. No entanto, existe uma boa criação de aves caipiras, suínos e eqüinos. Ambas as culturas são comercializadas na feira livre do município, que acontece aos domingos. O excedente é exportado para as feiras dos municípios circunvizinhos. O comércio do município ainda é pequeno, porém demonstra sinais de crescimento bastante significativos. Existem em sua sede, atualmente, loja de eletrodomésticos, lojas de roupas, de materiais de construção, vários mercadinhos e supermercados, diversas mercearias, bares e restaurantes, açougues, oficinas mecânicas, clubes recreativos, farmácias, entre outros. Muitos dos estabelecimentos comerciais citados se instalaram em Várzea na década de 90. A partir de 2006, foi instalado um link de Internet Wireless (a rádio; sem fio), consolidando a estrutura telecomunicativa do município, além de gerar um novo segmento de mercado com o advento das lan houses e laboratórios de informática: o de Serviços.

Educação

Observando do ponto de vista da educação municipal, especificamente os dados coletados no Censo Escolar, fica difícil fazer alguma analogia sobre o que está acontecendo com a população varzeana, pois, de acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacional - INEP, (através do seu site na internet), órgão oficial responsável pela coleta de dados do censo da educação em todo o país, e que passaram a ser divulgadas a totalização a partir do ano de 2001. Com base, inclusive, em 2001, houve um crescimento anual no número de inscrição até o ano de 2004. Já no ano de 2005, houve uma redução do número de alunos matriculados. Do ponto de vista da administração municipal, observamos também que o número de matriculas na rede municipal sofre muitas oscilações em virtude de atrair muitos estudantes residentes em outros municípios vizinhos. Fica realmente difícil fazer analogia com crescimento populacional. Além de atrair estudantes de fora dos limites municipais, também existe em Várzea uma grande clientela de estudantes que optam por estudar nas escolas particulares da própria cidade e das cidades vizinhas, inclusive na capital do estado. Para esses dados, nunca foi feito estatística quantitativa. Isso é fato, porque, no município, é visível esta realidade.

Outro fator que também merece atenção, na evolução do número de estudantes existente no município, é a própria migração interna que existe. Verifica-se uma mudança constante no número de alunos entre as escolas estabelecidas em Várzea. Esse comportamento faz com que as escolas particular e estadual apresentem uma evolução diferente das escolas municipais. A comparação evolutiva da rede municipal de ensino com a escola estadual e, também, com as escolas particulares existentes no município, tiveram resultados diferentes no número de estudantes. A escola estadual, de acordo com os números analisados, apresenta uma quantidade de matriculas regular. O número de alunos matriculados oscila entre 433 (em 2001) e 551 (em 2004). Diferente da rede estadual e municipal, a rede particular apresenta um crescimento constante. Saiu de 104 alunos em 2001 para 224. Um crescimento superior a 100%. Para melhor entender o que está acontecendo com a evolução dos números de alunos existentes em nosso município, totalizamos os números de matriculas existentes em todas as escolas e em todos os níveis. O que podemos observar é que houve um crescimento constante no número de alunos matriculados, no período de 2001 à 2004. Já em 2005, houve uma redução de aproximadamente 4,8 %.

Foi no final do século XIX, que surgiram os primeiros sinais de um povoamento, em terras banhadas pelo rio Jacu e pelo riacho Várzea. Assim teve início a comunidade de Várzea, fundada por Ângelo Bezerra, que já nascia forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e o bom desempenho na pecuária. Motivados pelo crescimento das atividades agrícolas e pecuárias no município sede de Goianinha, agricultores resolveram procurar novas terras para o trabalho.

A busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do riacho Várzea no início do século XX, começando, assim, a exploração da área com instalação de sítios, fazendas e moradias.

O povoado pertenceu ao município de Goianinha durante a primeira metade deste século. Só em 20 de dezembro de 1959, através da Lei nº 2.586, Várzea desmembrou-se, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Fonte: Idema-RN
Artigo da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Várzea_(Rio_Grande_do_Norte)
Categoria: city

Nenhum comentário:

Postar um comentário