Seguidores

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A CASA DO MATO















(Foto: Janilson na Casa do Mato ao amanhecer)

Autor: João Maria Ludugero
(Texto composto para o amigo Janilson Carvalho)

Só me acalmo com um abraço forte
do silêncio que ronda a casa do mato
só quebrado pelo chilrear dos passarinhos
que longe me levam em idas e vindas
que me chamam ao interior
num contato imediato, só pra curtir
o cheiro daquela paz permanente
que eu não acho em lugar nenhum

Confesso que sou fã
de bichos, de plantas
dos pores-do-sol
que se deitam ali no alpendre
da casa do mato.
Também sou dono de nada
e de madrugadas que me assediam
dia-após-dia, sob os acordes
dessa varanda alegrense
que tanto me encanta, aos montes,
que tanto me leva ao desprendimento,
que me faz pensar no milagre da vida.

E dali posso ver toda beleza
que verdeja meus olhos, a céu aberto,
a olho nu, sem alvará ou licença.
Eu sinto que há um signficativo
aumento da verdadeira paz
que só encontro ali na casa do mato
com seu cheiro verde
com seus temperos tirados da alma
que me fazem gostar de ser assim:
- fruto do mato;
- bicho do mato;
- homem feliz de bem com a vida.
E quando tudo é cinza, meu olhar é verde!

2 comentários:

  1. Gente, que belo poema!
    Poesia é bom e essa "cê fez bem"!

    Grande poeta João Maria Ludugero, que delícia de texto! Já li e reli várias vezes, fiquei de alma lavada, caiu como um abraço e nada que um abraço forte não sossegue....eu estava precisando deste abraço. Valeu, poeta!

    Gostei também da foto na varanda, o homem, a paisagem tudo aguardando a chegada do sol...poema simples e perfeito.
    Gente, dá só uma olhada neste texto!
    repito: dá uma olhada no texto:
    obra Perfeita!
    Abraços,

    ANAMARA GONÇALVES DE ATHAÍDE
    Formanda em Letras - UnB - Brasília/DF.

    ResponderExcluir
  2. Muito gostoso este teu trabalho, bem autêntico e cheio de versos lindos, mesmo sem rima, nem precisa, ficou magnífico, com palavras que abrangem corpo e alma, num poema formidável, sincero. Você escreve muitíssimo bem.
    Poeta João Ludugero, meus sinceros aplausos.
    Abraços.
    JOÃO PAULO DE ALENCASTRO E SOUZA
    Professor - Viçosa/MG

    ResponderExcluir