Seguidores

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VÁRZEA, EU SOU DA TUA LAIA!











Autor: João Maria Ludugero


Sou da terra do milho
da pipoca, do estouro
da boiada, do curral
do cheiro da farinhada
do coalho, do queijo
da manteiga de garrafa
da melhor carne-de-sol
estendida no jirau

Sou da terra do xerém
do feijão verde de corda,
da fava, do mungunzá,
da macaxeira enxuta
da massa da mandioca
da urupema, da goma
do pilão de dona Sinhá
do grude assado na palha
da bananeira, do babau
da batata-doce de paul
da ramada do maxixe
da melancia e do jerimum

Sou do riacho do mel
da manga, do umbu-cajá
da cana-caiana do brejo
da garapa do caju
das macambiras, do trapiá,
do anum, do inhambu,
do tejuaçu e do preá,
do vaqueiro destemido
do gado pegado à unha
dos acordes da sanfona
da terra de Cícero Cego

Eu sou conterrâneo
de dona Ana do Rego,
sou varzeano de estirpe
minha origem não nego
sou da pele morena,
dos olhos castanhos
do vale fértil do meu Itapacurá
de dona Rosa Cunha.
Levo minha vida nessa sina
com muito orgulho eu carrego
a alegria de pertencer à laia de lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário