Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VÁRZEA: 50 ANOS - SÃO PEDRO NO TOPO

VÁRZEA: 50 ANOS - SÃO PEDRO NO TOPO

AUTOR: João Maria Ludugero da Silva.

(Poema inspirado na colocação da Imagem de São Pedro no topo da Paróquia, evento ocorrido no último domingo, dia 20 de dezembro de 2009, em comemoração aos 50 anos do município de Várzea e aos 150 anos da primeira imagem de São Pedro. A imagem foi içada na tarde do dia 20, ocasião em que a estátua do santo foi posta no topo da Paróquia da cidade. A população varzeana comemorou o momento em clima de festa e louvação. Estiveram presentes o bispo Dom Matias de Natal, que abençoou a imagem, o Monsenhor Armando de Paiva, o Prefeito da cidade, Getúlio Ribeiro e demais autoridades do Município. A estátua do Apóstolo São Pedro tem mais de dois metros de comprimento, a imagem veio da 'Veneza Brasileira', Recife, capital pernambucana).


20 de dezembro de 2009,
Hoje é um dia solene,
50 anos de emancipação política da Cidade
Da simplicidade, Cidade de Ângelo Bezerra,
Dia de exaltação, de devoção
Dia de festejo, de celebrizar a nossa fé,
De louvar ao apóstolo Pedro, com fervor
Ele que agora está na cúpula, no topo,
Aliás, no alto ele sempre esteve,
No auge da nossa fé, no ponto mais elevado,
A olhar por nós, acolhendo nossas súplicas,
A intermediar por nós perante o Pai Celeste!

No cimo na abóbada da igreja matriz
Eu me vejo a contemplar a imagem bonita
Do Santo Chaveiro, padroeiro da nossa fé santa
Eu estou no topo de uma cidade feliz chamada Várzea,
Feliz cidade, alvissareira em festa!

Eu estou ao vento do novo porvir
Eu estou no ar, no vapor vital, no clima
Eu estou na minha Várzea das Acácias,
Eu estou no chão que me dá chão e solidez
Eu estou protegido a sete chaves, de fato
Eu estou bem guardado com chave de ouro
A sete voltas bem amparado, a vender saúde,
Muito bem guardado, com segurança e zelo,
Além das quatro bocas dos ariscos,
Além da rua da pedra e dos becos
Além da rua do arame, corpo fechado,
Eu estou além das cercas de arame farpado.

Faça sol ou faça chuva,
Eu aposto no milagre da vida, em ações e graças,
Pois estamos sob as bênçãos do Senhor da Chuva,
Nós estamos sob as barbas do Chaveiro do Céu
Tão perto da gente, no topo da paróquia,
Além das duas palmeiras imperiais, tão lindas,
No coração da gente cheio de saudade, de certo
No olhar da gente, as lágrimas de São Pedro, de alegria!

No cerne, na carne, bem no interior da simplicidade
A felicidade é vista de longe e de perto no topo
Da feliz cidade abençoada por São Pedro,
O pescador dos nossos sonhos acordados,
Ele que nos alivia do peso das pedras,
Ele que nos aponta o caminho das pedras,
Ele que é o chaveiro da realização da gente varzeana,
Que faz renovadas as nossas esperanças, em súplica!


Belo cartão postal, lá no alto está o Apóstolo Pescador.
Um remate feliz, de belo efeito, de poesia e justa posição
Remate feliz de um acontecimento, de comemoração
São Pedro está no topo da vida da gente
São Pedro está no topo do nosso presente
FELIZ CIDADE, MINHA VÁRZEA AMADA,
EU TE AMO agora e para todo o sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário