Seguidores

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PARABÉNS, VÁRZEA: 50 anos de emancipação política!

PARABÉNS, VÁRZEA: 50 anos de emancipação política!
O nome Várzea tem origem no termo do latim "varcena", substantivo feminino, que siginifica planície fértil e cultivada, em um vale, terra chã. Daí surgiram outras variedades, tais como: várgea, varge, vargem, varja, varjão. Várzea seria, então, a campina plana às margens de um rio que em época de cheia/enchente é inundada com as águas fluviais.
Um dos exemplos mais clássicos deste termo é a várzea do rio Nilo, região ribeirinha ao rio que na época de suas cheias eram alagadas, deixando aí o húmus, rico adubo natural que permitia o cultivo com fertilidade e a manutenção da civilização egípcia.
A cidade de Várzea também intitulada de "Cidade da Cultura" tem um pôr do sol dos mais belo já presenciado pelas pessoas que passaram, passam e moram por lá, com belíssimas paisagens ao entardecer visto lá das margens do açude do Calango.
Terra de um povo feliz, bonito e hospitaleiro, Várzea completará no dia 20 de dezembro 50 anos de emancipação política. Eu, como bom varzeano que se preza, gostaria de evidenciar e recordar, assim como citar fatos e personalidades que marcaram a história desta que é a minha querida cidade.Na sua história, primeiramente temos o dever de citar que em terras banhadas pelo Rio Jacu e pelo Riacho Várzea, começaram a surgir, no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimentos das atividades agrícolas e pecuárias no município-sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho. Essa busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início à exploração da área com a instalação de sítios, fazendas e moradias.
Apesar de ter passado a condição de município apenas em 1959, Várzea já existia desde o século passado na condição de vila, pertencente ao município de Goianinha. Seus primeiros moradores foram os Senhores Minervino Bezerra, Genésio Coelho, José Anacleto, Ângelo Bezerra entre outros. Aqui chegando, atraído pela boa qualidade da terra, deram início as primeiras edificações do município. Em 1886 ergueram a Capela de São Pedro, cuja imagem foi adquirida em Portugal e se encontra até hoje na atual Igreja de São Pedro. Em 1930, Várzea já possuía em sua sede mais de 200 casas e, aproximadamente 3.000 habitantes, no povoado e ao redor, que, a principio, surgiu às margens do rio de nome Joca, afluente do Rio Jacu.
Era o início da comunidade de Várzea, fundada por Ângelo Bezerra, nascendo forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e pelo bom desempenho na pecuária. Durante toda a primeira metade do presente século, o povoado, pertencente ao município de Goianinha, manteve um crescimento gradativo, baseado nas atividades do campo.
Em 20 de dezembro de 1959, pela Lei número 2.586, Várzea desmembrou-se de Goianinha, tornando-se município do Rio Grande do Norte.
Muitas pessoas e personalidades fizeram e continuam fazendo a história de Várzea, assim como muitos que fiz referência já partiram desse plano; também, a cada ano que se passa, muitas outras pessoas estão-se estabelecendo no município e ajudando a construir e desenvolver Várzea.
E é imbuído nesse espírito de alegria e no intuito de homenagear essa maravilha de cidade que parabenizo Várzea pela passagem de 50 anos de emancipação político-administrativa.Parabéns, Várzea!
Parabéns ao seu povo guerreiro, aos descendentes daqueles que ajudaram na construção desse belíssimo município, parabéns à classe política, parabéns a todos os comerciantes, aos agropecuaristas, dos fazendeiros aos mais simples agricultores, parabéns a todos aqueles que escolhem Várzea para se divertir; parabéns ao povo varzeano, parabéns a minha Várzea das Acácias, parabéns pelos seus 50 anos de uma rica história!
FELIZ CIDADE, VÁRZEA!
Sinceramente,
JOÃO MARIA LUDUGERO, Escritor e poeta varzeano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário