Seguidores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O CALANGO É TESTEMUNHA

O CALANGO É TESTEMUNHA


Autor: João Maria Ludugero.



Todas as manhãs, todas as tardes- Homens, mulheres e um magote de crianças
Saem para fazer a caminhada que se tornou rotina, um hábito.
O açude do Calango é testemunha,
O açude do Calango pode dizer -,Eles levam o corpo para passear,
Aproveitam para conversar,
Botar os assuntos em dia,
Falar da vida que Deus nos deu
Somente para relaxar o espírito,
Cansar as pernas pra depois descansar.


Ali na minha Várzea há Sol, verde e vento Que bate nos cabelos a desalinhar
A trança das meninas com caras de contente,A fazer valer a simplicidade das coisas,
Que resulta em fazer Nuca abrir seu sorriso mais bonito.

E assim a vida vai passando, passando, diga-se,
Passo a passo, no suor a encharcar as nossas camisas
De tal sorte as pessoas vão e vêm, de passagem,
Nos desvãos de toda manhã vestidas de luz,
Na brisa da tarde que se derrete em serenoNum alaranjado crepúsculo
Que tinge toda a natureza varzeana
E no final não sobra apenas teu rosto na tela...Vejo todas as estampas de flores pintadas com as cores
Que emanam paz e vivacidade inerentes àquele lugar.


Trago à tona teu rosto, mesmo que de longe,
Que ameniza a saudade, Teu rosto repleto de encanto e beleza
Estupidamente pálido e vazio, sombrio,
Porque não me esperaste para a caminhada contigo,
E assim fiquei a ver os patos, eu comigo, apenas,
A nadar nas águas verdes do Calango.


Observo teu rosto multiplicado na indiferença que passa E se perde lentamente na miragem verde-musgo do açude,
E logo ali percebo ansioso que agora estou no caminho certo
E espero renovar minhas forças, revigorar energias, eu consigo,
Desacelerar o passo, aceitar o que pode ser mudado,Embora isso seja parte da minha rotina, pressinto novidades,
Sim, eu tenho companhia, estou rodeado de um magote
De amigos que estão a buscar o mesmo que eu:
Simplesmente viver a vida ao sabor da nossa Várzea,
Caminhando, preservando o que há de mais belo,
Sem expirar a poesia que se vê sob o céu de São Pedro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário