Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2011

DE PASSAGEM, A VIDA

O tempo cava seus sulcos
crava seus dentes
erra veias e pulsos,
irriga ou seca vasos
enxuga lágrimas 
rasga pontes e pinguelas
de todas as bandas
de frente, tronco e versos
o tempo escancara janelas
abre portas, cancela outras cercas,
alarga e estreita caminhos e promessas
pinta sorrisos de chegada, 
amarela desencontros e partidas, 
tempera bem a carne do coração
que segue esticado no curtume
e o tal senhor tempo, arteiro e sagaz,
ao passar por mim sorrindo,
constrói redemoinhos,
atira-me rugas
sobre a flor da pele,
a frio, a ferro e a fogo desenha
marcas patentes que virão comigo,
tatuando minha alma desde a raiz
até o dia de voltar ao barro 
e fazer de novo parte desse chão,
até o instante de ganhar forma 
em novas digitais,
dentro doutra face,  
noutro verbo soprado 
nas entranhas da carne,
outro ser desnudo advindo da magia 
da vara de condão da terra-mãe. 

8 comentários:

  1. Muito bom!!! Gosto da temática e de como a tratas...

    Não temo a morte...Mas não gosto da ausência...

    ResponderExcluir
  2. Olá Poeta do coração...

    Ahhh... o Sr. Tempo... meu grande e eterno amigo...
    Linda tua citação poética..AMEI...
    Te Adoro poeta...
    Grande bj no coração!

    ResponderExcluir
  3. Aqui um dos mais lindos poemas que já fizeste. Amei de paixão. Belíssimo, mesmo!
    Raoni Serra.

    ResponderExcluir
  4. Comentário de Luiz Carlos Leme Franco,
    da Casa da Poesia:
    João, de passagem
    deixo meus parabéns!
    Leme Franco.

    ResponderExcluir
  5. "Tempo, tempo, mano velho..."

    João, parabéns pela poesia. Novamente aproveito a oportunidade para lhe convidar, juntamente com seus leitores, a visitar meu blog e comentar minhas poesias:
    http://reflexoesdo719r.blogspot.com/

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Beatriz Prestes fez um comentário sobre sua postagem no blog "DE PASSAGEM, A VIDA, por João Maria Ludugero" em Casa da Poesia:
    Que poemaço!! Lindo em sua construção inteira pulsando sentimentos poéticos!
    Demais lindo!!
    Bea

    ResponderExcluir
  7. Gros bisous à vous et joyeuses fêtes...

    ResponderExcluir