Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CASA DE FARINHA

Velho Vapor de Zuquinha, 
Sempre me fazes voltar ao passado,
Lá na minha Várzea das Acácias:
Os caçuás se esvaziando,
Gamelas se repletando, 
Carne de sol nas forquilhas,
Bacias de pipoca, cajás e umbus 
Enxutas macaxeiras, queijos, 
Cuscuz, coalhada e broas,
Contínuo bule de café 
Em ebulição no fogão de lenha, 
Babau de batata doce, munguzás
Jerimuns e arroz de leite, 
Beijus, tapiocas de coco, inhames e carás,
Amendoim, melado de cana e rapadura,
Milho e mandioca dando farinhas,
Feijão de corda e maxixes aos balaios;
Vejo-te velho Vapor de Zuquinha
Repleto de cheiros e ruídos da terra,
Um bom bocado de doces lembranças,   
Manipueiras, casa de farinha que me leva
Em pensamento, e me evolo ao deleite
Na vida que outrora tinhas.
Logo, o interior me chama...
Ai que saudades da minha Várzea!

16 comentários:

  1. Todos temos a nossa várzea...lol

    Vejo que continuas a escrever (e muito bem) sobre o quase nada...

    É mesmo a tua marca:)

    ResponderExcluir
  2. Muito linda mensagem, saudade é uma coisa que fica de um acontecimento que marcou, amei, beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ludugero! Que belo resgate da minha infância você me propiciou! Em menor escala, mas no sítio da "Nona"... minha Várzea preferida! Saudade boa! Abraço e obrigada pelo momento! Célia.

    ResponderExcluir
  4. Grandioso e simples poema que me arrebatou a alma numa viagem interior das mais profundas. Adorei seu texto. Poemaço! Singelo e intenso, formidável. Assim choro, de emoção, pois me levaste ao sítio da minha avó Carlota lá em Minas. Ó poeta, tu sabes fazer poesia até das coisas e dos momentos mais simples. É aí que mora teu coração! Amei, viu? Abraço carinhoso,
    José Antunes Bertioga,
    Escritor.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente belíssimo poema!
    Abraço,
    Getúlio Bentes.

    ResponderExcluir
  6. Que beleza que sabes compor. É lindo o teu poetizar, teu engenho de versos simples, quanta pureza interior! Que encanto de vida que vale a pena desfrutar, quanta lembrança boa de guardar.
    Adorei.
    Mirtes Loyola Brandão.

    ResponderExcluir
  7. A grandeza de um poema do interior... Muito forte e belo poema, singela e aconchegante sua casa de farinha.
    Abraço.
    Manoel Miranda Neves,
    Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  8. Estimado e grande poeta, este seu poema ficou lindo e é uma homenagem a todos aqueles que viveram ou vivem seu interior com amor, num verdadeiro resgate de raízes através de suas letras bem ditas neste belo blog.
    Pela parte que me toca o meu muito Obrigada, adorei.
    Um abraço,
    Ana Letícia Paiva,
    Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  9. Faço minhas as palavras de José Antunes... Grandioso na simplicidade de Ludugero!!!

    Lindo, querido amigo...

    ResponderExcluir
  10. Amartvida fez um comentário sobre sua postagem no blog "CASA DE FARINHA" em Casa da Poesia

    ------------
    ó Jõao isso é até maldade escrever sobre essas delícias assim rsrsr
    nunca mais soube o que é uma coisa boa dessa ai do nordeste...
    essa tapioca ai seu fazer das boas rsrs
    abraço poeta, descupe-me as brincadeiras
    Nina

    ResponderExcluir
  11. ESSA VIDA SIMPLES E SAUDÁVEL INFELIZMENTE NÃO VOLTA MAIS. É UMA PENA A SOCIEDADE CRIAR UMA GERAÇÃO QUE ESTÁ SE TORNANDO UM PESO MORTO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, COM SEUS FAST-FOODS E SUA TECNOLOGIA DE PONTA.

    DEPOIS DE LER O COMENTÁRIO,PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/09/o-tempo.html

    ResponderExcluir
  12. Olá Poeta...
    Que delícia este texto... senti todos os sabores, tudo do que gosto...rsrs

    Saudades...
    Bjokas no coração e Lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. regina ragazzi fez um comentário sobre sua postagem no blog "CASA DE FARINHA" em Casa da Poesia
    -----------
    Que delícia de ler seu poema. Aiii... me levou à tantas lembranças, tantas saudade... Adorei.Parabéns. Abraços
    ------------

    ResponderExcluir
  14. Luciah López fez um comentário:
    Concordo com a Nina - é maldade das grandes -rsrsrsr. Aqui no sul, temos pouco contato com estas iguarias, mas descobri o Mercado Municipal onde consigo encontra quaae tudo. Uma perdição!!! rsrs
    Parabéns pelo belo poema.
    LL

    ResponderExcluir
  15. Meu amigo apressadiho!
    hoje vim em exclusividade deixar meu agradecimento todo especial,e dizer que só consegui atingi meus 150 seguidores pq vc me add,isso me deixou e me fez tão feliz.Se passares por lá verás que a festa continua,e está cada dia mais linda...nossa eu só tenho que agradecer mesmo...
    Nem sei se ainda me conheces!

    ResponderExcluir
  16. Já não vinha cá a algum tempo, mas não
    me esqueci.Cá estou com muito gosto.
    Tudo bem? Desejo que sim.Bj.
    Irene

    ResponderExcluir