Seguidores

quinta-feira, 21 de julho de 2011

GALA

Ó Varzeaninha, varzeaninha!
Ainda há pouco, não faz muito tempo,
Apurei com meu olfato esta fragrância
Reduzi a temperatura para encorpar,
Arrefeci os ânimos em banho-maria
Até deixei gratinar bem a confiança
Na esperança de te agradar.
Decorei por fim e a preceito,
A travessa em fios de linho,
Manjar dos deuses num leito
Perfeito de temperança e cheiros
À luz de velas e com bom vinho
Experenciamos outras iguarias
Que jamais alguém julgou ser chique
Servidas com elegância em acepipes.
Não me bastou o pitéu do teu manjar,
Mais me aguçou de guloseimas
Teu doce deleite, a gula capital,
Acendendo ainda mais nosso apetite.
Pena que tudo não passou de uma noite,
Pois acordado sonhei tudo isso, em ultraje.
Era só miragem, ao cair em mim, belisquei-me
No espelho dei de cara com outra face,
Desnudo, perdi a fala, toquei no real
De súbito, abri as cortinas da sala.
E, a rigor, até já me esqueci
Que cheguei ao ponto
De te vestir de gala.

26 comentários:

  1. Un petit bisou de France... Illustration à double tranchant...

    ResponderExcluir
  2. Ó poeta que escreve deliciosamente bem! Gostoso demais ler sua poesia...Se não existisses precisaria urgentemente seres inventado, pois ora és meu vício! Estou viciada em ti ler... Adoro seus textos! Uma delícia, um tesão sabes ser!
    Me dá um pouquinho de ti para mim... Tô te querendo, muito nos meus sonhos acordados, ó poeta lindo de viver! Tua fã, sempre.
    Marcela Leal Navarro,
    Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Gosto da maneira como escreves, livre, cativante, entusiasta. Tens uma linha de raciocínio fantástico, muito bom! Por isso que tanto vicias, como disse tua fã Marcela acima, és mesmo um ser humano apaixonante! Já estou te seguindo. Hiper abraço,
    Lélio Carlos Mendes,
    Rio de Janeiro - RJ.

    ResponderExcluir
  4. belo Ludugero teu poetar intenso e simples..
    amei..
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Aqui um dos poetas mais deliciosos entre a nova safra dos blogueiros! Sua poesia vem com tudo em cima e dentro, delícias, cores e sabores de quem está de bem com a vida! Sou tua seguidora de carteirinha e poderia ser mais, se... se me desses bolas. Mas, já que não te posso ter, me contento em te ler, te degustar a cada palavra tua, em cada texto recheado de gostosura... Tua poesia! Meu sincero abraço,
    Dorinha Lima Cunha, Atriz.
    Cuiabá-MT.

    ResponderExcluir
  6. Até eu que não gostava de POESIA virei fã deste cara. Ludugero veio pra ficar... É dos bons! Leio seus textos todos os dias e queria saber se já tens obra publicada? Quero adquiri-lo, ora pois, és muito bom! Escreves com a alma. Gosto da forma, do jeito livre com que rediges teus poemas. Sou professor aqui em Viçosa e gostaria muito de ter esse dom de escrever assim, te invejo, mas é uma inveja saudável! Risos!!! Te mando um grande abraço e um beijão no seu coração que é mesmo bonito. Sou teu admirador e já te sigo. Desculpa-me pela franqueza, mas gosto de ti, um bocado, por tudo de lindo que passas. És um grande poeta.
    Até mais,
    Francisco José Catanhede,
    Professor de Matemática - Viçosa.

    ResponderExcluir
  7. Ó POETA LUDU, CADA DIA QUE PASSA ESCREVES MELHOR, ESTAIS FAZENDO A DIFERENÇA NA MINHA VIDA, POIS TUA POESIA ME TIRA DO MARASMO...TE ADORO! JÁ TE SIGO. TENHO OUTRAS AMIGAS AQUI DE SAMPA QUE TE SEGUEM E TE ACHAM MUITO GATO... E AINDA ESCREVES!!! KKKKK!!!! QUEM MANDA SER BOM... VAI ESCREVER E SER GOSTOSO ASSIM LÁ EM CASA!
    LUCÉLIA DANTAS NOBRE
    USP

    ResponderExcluir
  8. Pqp... Esse cara é bom mesmo! Escreve muitíssimo bem... Gostei de tudo que vi e do que li. Vou voltar, pois gostei do teu blog e dos teus textos pra frente, pro alto, livres e de um astral fora de série! Virei teu fã e tô viciado em vir aqui.
    Um dia desses queria teu autógrafo. Moro na Asa Norte, aqui em Brasília e curso o último período de Jornalismo na UnB. Depois vou te mandar um e-mail. Tens msm? Queria muito te conhecer, pois adoro poesia e prosa. E vi que também moras aqui. Preciso te conhecer, poeta. Te curto de montão!
    Thiago Santiago Nascimento

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma pessoa de sorte, pois tive o grato prazer de conhecer este poeta lindo! Ele realmente é belo por dentro e por fora... gente gente, o máximo, simples e, porque não dizer tem o dom de ser modesto e rico...Sim, rico e feliz, a mais feliz das criaturas e mora aqui na Capital Federal, perto de mim, no Lago Norte de Brasília. Conversamos por horas e, como não poderia deixar de ser, sou uma pessoa feliz pois conheci João Ludugero, ele existe! E é um grande ser humano, um poeta na medida ou maior que ele, lindo de viver.
    Mega beijo bem gostoso, lindão!
    Elizângela Albuquerque (LIZ).
    Lago Norte - Brasília.

    ResponderExcluir
  10. ... foi com respiração presa e contida mesmo que fui lendo seu poema e idealizando cenas e acontecimentos! Elegante é você no ato de escrever!Adorei :)

    ResponderExcluir
  11. Olá Poeta...

    "...Era só miragem, ao cair em mim, belisquei-me
    No espelho dei de cara com outra face,
    Desnudo, perdi a fala, toquei no real
    De súbito, abri as cortinas da sala..."
    É a sucessão dos acontecimentos da vida...tão real, quanto poético...é o que o torna "Poeta em Grande Estilo" conheces a poção mágica da poesia!
    Um ótimo final de semana !

    Bjokas

    ResponderExcluir
  12. Oi, João! A maneira como você traduz a sua Várzea leva o leitor até ela para tomar um banho de rio e depois deitar numa rede... Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lud!
    Estava com saudades das suas poesias..belas poesias;)
    Bjão e boa noite!
    Rô!

    ResponderExcluir
  14. Você sabe ser belo e dizer a beleza com todas as letras, a rigor. Eu serei sempre tua fã e queria te pedir um favor: - Não mudes nunca o teu jeito de ser, de fazer poesia,pois és um grande poeta, com um estilo único! Gosto demais de tudo que escreves e da forma como escreves, vai direto na alma da gente. Com toda gala, com tanto estilo. És um ser de muita elegância e sabes sê-lo. Hiper beijo.
    Sheyla Torquato

    ResponderExcluir
  15. Cara, putz, vc me dá tesão de viver! Adoro sua poesia, seus textos, suas fotografias. Tudo lindo e um blog de muito bom gosto. És mesmo um cara de bem com a vida! Sensacional, belíssimo poema... E sabes dizer, de verdade. Ah, se eu pudesse escrever desse jeito, morro de inveja, mas fico feliz em te ler, cada vez melhor com tua poesia linda. Tenhas um final de semana maravilhoso! Com toda a gala possível, lindão!
    Beijocas,
    Carla Marize Bento
    Lago Sul - Brasília - DF.

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto desse poeta Ludugero, cada dia mais. Gosto sim do jeito que ele escreve e do modo como nos leva a ler seus textos até o fim. Também sou metido a escrever nas horas vagas, faço faculdade e quase não me sobra tempo para outras coisas. Quero ser um grande modelo, estudo pra isso, para me aperfeiçoar e ganhar as passarelas do mundo. Tenho 22 anos e sou um cara feliz, morando em Brasília, com meus pais.Mas quero ter a minha independência, galgar outros horizontes. Um dia vou te conhecer poeta! Sou teu admirador e todo dia tenho vindo aqui, pra te ler. És um dos meus ídolos. Risos!!!!
    Lucas Ernani Machado Lampreia.

    ResponderExcluir
  17. Um poema intenso, rico de fragâncias e...de calorias tambem! Serve-se quente...para não perder a qualidade e...chega-se ao sétimo céu!!!
    Parabens
    Bjs
    Graça

    ResponderExcluir
  18. Este poeta é dos meus.
    Sou teu admirador e o serei sempre.
    Vindo ao Rio de Janeiro, me avise, posso hospedá-lo na minha casa. Gosto de pessoas que sabem viver a vida, curtir a vida, suas cores, sem dogmas, sem amarrações forjadas. Te curto,ó poeta Ludugero, de montão! Tua poesia para mim é tudo, sou teu eterno fã. E, porque não dizer, com todas as letras, ahaaa, se Deus me desses asas....
    Fabrício Moura Brandão,
    Ipanema.

    ResponderExcluir
  19. Teu texto é mesmo muito bom!!!
    Onde buscas tanta inspiração? És um grande e estiloso poeta, sabia? Também tens as manhas de um grande roteirista. Fazes cinema? Poderias fazê-lo muito bem, pois tens traquejo par tanto.
    Também estou te seguindo, pois gostei demais do que vi e de tudo que li e reli aqui no seu blog nota DEZ! E quanta GALA! És único.
    Abração,
    Cláudio César Vilar Motta,
    Cineasta-SP

    ResponderExcluir
  20. FANTÁSTICO!
    Assino em baixo do que disse o Cláudio César acima. És muito, muito bom! E poderias fazer roteiro para cinema e até direção. A arte pulsa em tuas veias, ó poeta menino grande homem. Que alegria é poder te ler todos os dias. Tu és mesmo nota mil, um cara com a cara e o coração repleto de alegria para dar e distribuir. Continues assim, surpreendemente um homem lindo de viver. Tua escrita me ganhou. Tô viciada em vir aqui para restaurar as energias do dia a dia. Acredite, você é grande demais no coração dos teus seguidores. Digo isso com propriedade. Não mudes nunca este teu jeito de ser FELIZ!
    Beijos, beijos e mais.
    Você é um TESÃO de viver!
    Mariana Cibele Nogueira

    ResponderExcluir
  21. Se precisar de uma mãozinha, tô aqui pra te ajudar a se vestir de gala. Risos! Adorei! Sou tua fã. Aliás, quem visita seu blog, sempre volta, pois você vicia a gente. És mesmo um TESÃO em forma de POETA! Eu bem que deixaria que me cobrisses de gala, iríamos fazer a festa! A vida é boa demais, maravilhosa! CARA, EU TE AMOOOOOOO!!!!!!
    Danny Costa Gonçalves,
    UnB.

    ResponderExcluir
  22. Aqui um grande e já consagrado nome da poesia. Podem apostar, esse cara vai longe, pois escreve muito bem. E tem todo o carisma do mundo. Dá gosto vir aqui ler seus formidáveis textos. E ele navega por todos os temas, com propriedade que só sabem os grandes poetas. E ele tem um modo de escrever e expor suas ideias de um jeito único! Parabéns, Ludugero! Muita paz e amor em sua vida, o que deve ter de sobra, pois é dono de uma vida brilhante, de uma mente iluminada. Logo, deve ter um coração maior que ele! Grande abraço e um final de semana esplêndido.
    Rui Guerra Leal,
    Professor da UnB.

    ResponderExcluir
  23. E põe bom nisso: Ele é o máximo! Gosto muito desse cara, deste poeta Ludugero. Teu nome veio para ficar e brilhar no cenário da literatura, e o mundo todo o está seguindo... És um sucesso! Tenho uma Editora e se precisar, me contacte para a gente conversar. Se quiseres publicar alguma coisa, conta comigo. Vou te enviar e-mail, com endereços e outras informações, caso lhe interesse. Tenhas um final de semana dez!
    Joab Galvão Jr.
    LUME LETRAS E ARTE PAPÉIS
    E IMPRESSÕES GRÁFICA
    SÂO PAULO

    ResponderExcluir
  24. Vamos fazer um pacto?
    Queres casar comigo?
    Casa, comida e, a rigor, nos vestiremos de gala e requinte todos os dias!
    És um grande poeta, uma figuraça, por isso te amo cada vez mais... E nem sabes que eu existo! Mas se quiseres casar comigo, quero assim mesmo, todinho pra mim, sem tirar, sem mudar nada em ti, pois és meu sonho de consumo: ter um marido assim, que além de tudo, ainda é poeta! Não vou nem me identificar pois tenho receio de meu pretendente saber que te pretendo! Risos! Uma hora dessas ainda te pego de jeito!!!
    R.P.S.
    Brasília

    ResponderExcluir
  25. POETA JOÃO LUDUGERO,
    EU ADMIRO MUITO SUA POESIA.
    BELÍSSIMO TEXTO. GOSTO DISSO!
    É POR ISSO QUE TODO MUNDO TE AMA.
    ÉS UM SER DE PRIMEIRA GRANDEZA. TÁ AÍ PRA TODO MUNDO VER TUA LEGIÃO DE SEGUIDORES, ÉS UM FENÔMENO! PARABÉNS! ÓTIMO FIM DE SEMANA. SAÚDE E DIAS BEM FELIZES. JÁ TE SIGO!
    ABRAÇÃO,
    JAIRO FERNANDES MATHIAS,
    POLÍCIA CIVIL DO DF.

    ResponderExcluir
  26. Poeta, continua a brincar com as palavras!
    Abraço

    ResponderExcluir