Seguidores

terça-feira, 10 de março de 2015

VÁRZEA-RN EM AGRESTES TEMPERANÇAS, por João Maria Ludugero

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

VÁRZEA-RN EM AGRESTES TEMPERANÇAS,
Autor: João Maria Ludugero


Não só de manjar na lida,
Quando eu me amei de verdade, com afinco,
Compreendi que em qualquer circunstância,
Eu estava de coração partido de saudades,
Sem qualquer medo da cuca esbaforida,
No lugar certo, a andar, a correr dentro,
Na hora certa, a voar alto, destemido,
No momento exato, sem furdúncio ou alarido
A quebrar o pote da fantasia, abrindo cancelas,
Hoje eu sei que isso se chama... VARZEANIDADE.
E, assim, de tal sorte, eu sou mesmo de assanhar
Até os pelos da venta, sem vergonha do destemido tô-fraco
Dos eufóricos e bem-apanhados guinés ou galinhas-d'Angola
Lá pelo Itapacurá de Tio João Pequeno das macaxeiras,
Batatas-doces, queijos, coalhadas, pimentas malaguetas
Entre outras vastas temperanças de cravos, alhos e cebolas-roxas
Ou pelo sítio tão carregado de umbus, laranjas, cajás, jacas, cajus,
Canas-caianas ou curimbatórias, além de tantas e quantas pitombas
Na seara da inesquecível Julieta Alves, Avó de Edileusa Alves da Cunha.

Um comentário:

  1. Bonjour,

    Je suis sous le charme de tous ces fruits exotiques... et j'adore aussi la patate douce. La première fois que j'en ai dégusté c'était à Saint Louis au Sénégal.
    Très jolies photos dont notamment celle avec l'adorable petite maison avec les feuillages ou fleurs rouges... Une très belle publication.

    ❁ Gros bisous ❁

    ResponderExcluir