Seguidores

sábado, 2 de janeiro de 2010

VÁRZEA E O POETA: AQUECENDO O CORAÇÃO PARA O REENCONTRO

VÁRZEA E O POETA: AQUECENDO O CORAÇÃO PARA O REENCONTRO



Autor: João Maria Ludugero.



Quero me aventurar,
Quero ver tua face,
Quero rever meus amigos,
Quero mergulhar no Calango, meu querido açude,
Quero me deparar com a imponência imperial
Das tuas duas verdejantes palmeiras,
Quero estar na beira do rio Joca,
Contemplar a exuberância de cores
Que está por toda parte,
Dali quero ver o todo e ser a parte,
Sem me apartar do teu encanto, de fato.


Não quero o pranto, só se for de alegria,
Quero uma bacia de mangas, comer cajus, morder sua carne,
Quero beber caldo de cana-caiana, mel de engenho e garapa,
Quero me lambuzar e teus riachos do mel, degustar
Tua cachaça, comer tapioca com coco, beiju e me deliciar
Com aquela galinhada caipira lá para as bandas dos Seixos.


Eu quero todas essas coisas simples da minha Várzea.
Quero muito tudo isso, para me sentir completo,
Quero ser e estar inteiro,de verdade,admirar tua paisagem,
Quero te falar da minha paixão, do meu Amor maiúsculo,
Quero aquecer o peito, sentir que nunca deixei de te amar,
Quero extravar esse sentimento, sem vergonha de me expor,
Muito embora alguém até possa dizer: Como ele é sensível!
E eu direi, com todas as letras: Sou um poeta varzeano,
Não tenho que esconder meu sentimento coisa nenhuma...


"Fodam-se" aqueles que nunca souberam o que é AMAR de verdade!
Isso mesmo: "Fodam-se" aqueles que só sabem criticar,
Aqueles que vieram ao mundo apenas para serem ervas-daninhas,
Aqueles que ficam em cima do muro vendo o mundo passar,
Aqueles que cruzam os braços e não estão nem aí,
Nada é com eles, estão aqui apenas de passagem, a ver navios!


Portanto, aguarde-me minha amada Várzea, meu lindo rincão potiguar,
Estou de malas prontas para ir te encontrar, eu chego já, viu?
Quero matar as saudades, reencontrar meus amigos, beber de novo
Tuas águas, rever tuas ruas e tua gente que tanto amo de paixão,
Roçar a minha mão nas barbas santas do apóstolo São Pedro,
Agradecer a ele, com fervor, pela feliz Cidade que aí está,
Ele que tem nas mãos as chaves da cidade, ele que nos abre o portal
Para um novo tempo, ele que agora se encontra no topo da honra,
No alto da torre da igreja a nos abençoar...Obrigado, Pedrão!


Até amanhã, dia 4 de janeiro, quando aí chegarei,
De corpo e alma, inteiro, doido para abraçar o melhor lugar do mundo!
FELIZ CIDADE, VÁRZEA!
EU TE AMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário